BREVE CURRÍCULO DA EQUIPE

DIRETOR – Diassis Pires



Francisco de Assis Pires é natural de Coremas-PB, militante cultural, e membro fundador da Curimã Arte e Cultura, ONG cultural da cidade de Coremas que vem dando seus primeiros passos no fazer cultural sertanejo.
No audiovisual estréia em 2003 produzindo o curta “Morto”, resultado de uma oficina cinematográfica realizada com o irmão e amigos. A partir daí se apaixona ainda mais pelo segmento e passa a participar de varias oficinas de cinema a exemplo da Viação Paraíba com o renomado diretor Torquato Joel, e direção de fotografia e uso pratico de câmera com o consagrado João Carlos Beltrão. No ano passado participou do curso A Invenção do Cinema – do Primitivo ao Digital, realizado na cidade de Aparecida pela Acauã Produções Culturais com patrocínio do Programa BNB de Cultura. Paralelo as oficinas, roteirizou e dirigiu “A Caixa D’água do Sertão”, seu primeiro documentário que agora será lançado para apreciação do publico e crítica e dos interessados no audiovisual não só da Paraíba como também de todo o Brasil. 


PRODUTOR – Laércio Ferreira Filho
  
Laércio Ferreira Filho é professor de História graduado pela Universidade Federal da Paraíba. Fundador da Acauã Produções Culturais – ONG cultural da cidade de aparecida com 20 anos de fundação; Coordenador do Festival Sertanejo de Poesia, que já está em sua XVI edição. Foi um dos selecionados do Projeto Revelando os Brasis I edição, onde roteirizou e dirigiu o curta "Memória Bendita", participando de vários festivais de cinema em todo país. Roteirizou e dirigiu o curta “O Apóstolo do Sertão”, com o qual participou de vários festivais em todo o país e conquistou o prêmio Zé do Norte de Cultura Sertaneja, na categoria Cinema. 

Seu mais recente trabalho, o curta "As Trapalhadas de João Teimoso" participou do II Festival de Cinema do Congo - PB conquistando os Prêmios de Melhor Edição e Melhor Ator.   
 É coordenador do Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan, instalado na Fazenda Acauã no município de Aparecida – PB,  Coordenador do Cine Clube Charles Chaplin no mesmo município e secretário do Conselho Municipal de Cultura do município de Sousa – PB. 
o curta-metragem “ANTONINHA”, produzido pelo diretor Laercio Filho e com a produção de Heleno Bernardo.

DIRETOR DE FOTOGRAFIA – João Carlos Beltrão

Paraibano, natural da capital e criado no brejo paraibano, em Alagoa Grande, jornalista pela UFPB iniciou sua formação audiovisual, sido bolsista de extensão do Núcleo de Documentação Cinematográfica. Desde 1997, atuou profissionalmente como técnico em audiovisual do IFTPB. Especializando na captação de imagens vídeográficas e cinematográficas, atuou como diretor de fotografia. É sócio da produtora Pigmento Cinematográfico.
Trabalhou com os diretores de fotografia: Walter Carvalho, Valdir de Pina, Jacques Cheuíche, Mauro Pinheiro Jr., Stephan Hess, Roberto Henkin, Jane Malaquias, Roberto Iuri, Paulo Jacinto, Mariano Pikman, Lula Carvalho, Manuel Clemente, entre outros. Com eles nos longas; O engenho de Zé Lins, Pindorama, Cinema aspirinas e urubus, O sonho de Inacin, Por trinta dinheiros; nos curtas: Passadouro, A árvore da miséria, No meio do mundo, Tempo de ira, Poeta Urbano, no DVD Nove de frevereiro, no doctv: Péricles Leal, entre outros.

Como Diretor de Fotografia assinou os curtas em 35mm O moído, Cabra de peia e Minha bolsa Mágica (finalizando); em 16mm: Alma (premiado no Cine PE), O cão Sedento, O plano do cachorro, O teste, Caldeamento (finalizando); de 16 mm ampliado para 35mm no longa: O engenho de Zé Lins. Captado digital para transfer 35mm: Cabaceiras, Duas vezes não se faz, Tudo que Deus criou(este longa finalizando) Água barrenta e Urânio Picuí (ambos finalizando) Ivan Cineminha (em pré-produção). Em vídeo: Amanda e Monick (premiado no Curta Santos), Beba da Saudade, Enraizados(premiado no Fest Aruanda), Sanhauá (DOCTV IV), O herdeiro de Avôhai, Estibordo, O Apóstolo do Sertão, Flores que murcham, A encomenda do bicho medonho, Ler veredas (este longa doc finalizando), entre outros.

SOM DIRETO – Aderaldo Jr

Bacharel em comunicação (habilitação em radio e TV) pela universidade federal da Paraíba. Iniciou sua experiência audiovisual em 2004, com a realização de diversos trabalhos no mercado publicitário de João Pessoa. Hoje, executa documentários, filmes, e programas de TV, opera som direto, edição e fotografia em vídeo, além de ministrar oficinas e mini cursos na Paraíba.   






TRILHA SONORA – Banda Cabruêra

A CABRUÊRA está a 10 anos na estrada tocando para platéias dos mais diferentes idiomas, com passagens por importantes festivais no Brasil e na Europa. Formada por alunos da Universidade Federal da Paraíba, em Campina Grande (PB), a banda reúne quatro músicos com diversas influências, desde o cancioneiro popular da Paraíba, até a música eletrônica. Realizou diversas turnês no Brasil e no exterior e gravou os CDs Cabruêra (2000), Samba da Minha Terra (2004) e Sons da Paraíba (2005) Participou de festivais na Inglaterra, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça e Portugal, e seu segundo álbum foi lançado mundialmente em 2005 pela gravadora alemã Piranha Records. Teve músicas incluídas em diversas coletâneas lançadas no Brasil, Japão, EUA, Portugal, França e Alemanha. Também teve músicas sincronizadas em filmes e documentários no Brasil, EUA e Europa. Dos festivais no exterior destacam-se o MIDEM na França, o Roskilde na Dinamarca, a POPKOOM na Alemanha, WOMAD na Itália e o Montreux Jazz Festival na Suíça. No Brasil o grupo tem passagem pelo Abril Pro Rock, Goiânia Noise, Rec Beat, Mada, Calango, Porto Musical, Feira Musica Brasil entre diversos outros. Em 2008 o grupo participou do programa Som Brasil da Rede Globo em homenagem a Luiz Gonzaga e realizou sua décima turnê pela Europa. Atualmente está concentrada na produção do seu próximo álbum que terá o patrocínio da Petrobras Cultural e estará disponível gratuitamente no site Overmundo.
Site: http://www.cabruera.com.br

A PRODUTORA – Acauã Produções Culturais

Acauã Produções Culturais, ONG da cidade de Aparecida – PB, que há dezenove anos realiza uma intensa produção cultural no sertão paraibano indo desde o teatro, a música até o audiovisual. a Acauã é responsável pelos Pontos de Cultura Casa da Cultura Antonio Nóbrega e Caminhos de Acauã e pelo Núcleo de Audiovisual João Carlos Beltrão que já produziu cinco curtas-metragens e agora promove todo ano a Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano.